A importância da auditoria ambiental no sistema de gestão das empresas
A questão ambiental tornou-se uma das mais relevantes preocupações em todo o globo. Passamos a enxergar a finitude dos recursos naturais antes considerados inesgotáveis. Surgindo uma necessidade urgente das empresas adotarem uma doutrina de gestão ambiental deixando evidente a importância da auditoria ambiental no Sistema de Gestão.
A gestão exige conhecimentos específicos para atingir a realização do processo como um todo, possibilitando a criação de um sistema de informação que possa medir as ações da empresa.
O compromisso exigido aos empreendimentos demanda uma mudança significativa, com a inclusão da variável de preservação ambiental, obrigando a realização de alterações profundas no modelo tradicional.
Existem várias auditorias fundamentais ao Sistema de Gestão em algumas atividades específicas, como as Portuárias, através da Resolução CONAMA 306/2002 e outras que são exigidas pelas Organizações Internacionais como a ISO , com suas normas de Gestão Ambiental e etc.
Você sabe como surgiu o Termo “Desenvolvimento Sustentável” ?
Em 1987, Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento elaborou o Relatório Brundtland, que é o documento intitulado Nosso Futuro Comum (Our Common Future). Neste documento o desenvolvimento sustentável é concebido como: O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
Desta forma as relações homem-meio ambiente, não têm apenas um limite mínimo para o bem-estar da sociedade; há também um limite máximo para a utilização dos recursos naturais, de modo que sejam preservados para as presentes e futuras gerações.
A legislação ambiental brasileira cresce dia após dia para fazer frente às lacunas legais existentes, e torna-se mais restritiva no tocante à autoridade dos impactos.
Gestão ambiental: qual a importância da auditoria no Sistema de Gestão?
Diante da realidade aqui apontada, o setor empresarial passa a adotar ações no seu processo de gestão ambiental, incluindo diretrizes para a revelação de políticas ambientais, a utilização de ferramentas, utensílios e tecnologias para evitar o dano.
A adoção das auditorias ambientais tornou-se importante ferramenta no sistema de gestão, apresentando uma alternativa perfeita para o monitoramento, trazendo conhecimentos significativos, evitando a degradação.
A auditoria contribui, e muito, para a preservação ambiental, pois, é usada como mecanismo dos princípios da precaução e da prevenção. Entretanto, o princípio da precaução propõe cuidados antecipados, para que uma ação ou omissão não venha a causar impactos ambientais.
Auditar o meio ambiente, o entorno, realizando um exame sistemático, periódico, pontual e direcionado, verificando atividades com potencialidade de dano e apontando as não-conformidades, traz benefícios a todos, em destaque para às empresas, pois possibilita a correção de eventuais atividades de risco e possível depredação.
O processo de auditoria periódica, pela empresa, proporciona condições de moldar as atividades de acordo com sua política ambiental, a fim de evitar altos custos na reparação de danos além de multas.
Então qual benefício que uma Auditoria Ambiental pode trazer ?
As auditorias ambientais permitem:
a) Identificar e registrar as conformidades e as não-conformidades;
b) Prevenir acidentes ambientais;
c) Melhorar a imagem da empresa junto ao público;
d) Uma maior administração da empresa evitando surpresas;
e) Assessorar os gestores na implementação da qualidade;
f) Avaliar/controlar e reduzir os impactos ambientais;
g) Minimizar os resíduos gerados e promover um processo de conscientização na empresa.
Conclui-se então que é imprescindível para preservação do meio ambiente a implantação de uma gestão ambiental nas empresas, que observe os princípios da precaução e da prevenção, instrumentalizados pela auditoria ambiental.